Vamos falar de caranguejos gigantes?

Vamos falar de caranguejos gigantes?

Você certamente já ouviu falar do KING CRAB, não é mesmo?

Esse é o nome “carinhoso” pelo qual são conhecidos os caranguejos gigantes! Na verdade existem dois tipos. Os  “KING CRABS” são encontrados nas profundidades dos mares frios da região do Atlântico Norte, principalmente na Noruega e no Alaska. Já no Chile e  Argentina eles são conhecidos como Centolla.

O que pouca gente sabe é que essa é uma pesca muito difícil e de alto risco para os pescadores profissionais. Afinal de contas, para conseguir trazer pra dentro do barco essas “preciosidades” do mar, os pescadores devem permanecer nas embarcações por longos períodos.

Uma vez retirados das redes esses caranguejos são pré-cozidos e, já em seguida, congelados para que sua textura seja conservada. Além disso, a manutenção da cor, o sabor da carne branca e delicada também são preocupações que garantem a qualidade da proteína.

Quando são retirados do mar a carapaça é de cor marrom leve. Eles apenas ganham o tom vermelho brilhante depois de cozidos.

Aqui no Brasil só encontramos o caranguejo gigante inteiro ou em tentáculos já pré-cozidos e congelados.

CURIOSIDADE: O peso deste caranguejo está, em média, entre 1,5 até 2,5 quilos, sendo que a carapaça é bem leve e a carne está em cerca de 80 a 90% do peso total.

 

A invasão do caranguejo-rei

FOTO: REVISTA PLANETA

 

Compartilhe
Blog

Artigos relacionados

Faça sua reserva

Participe do evento Polenta e Gaita 12/05