Faltam 3 meses e 22 dias para nossa próxima temporada!

Faltam 3 meses e 22 dias para nossa próxima temporada!

Tem mais alguém contando nos dedos os dias que faltam para a nossa próxima temporada?

Faltam exatos 3 meses e 22 dias para iniciar a temporada 2022/2023 de caranguejos. Sem dúvidas, o dia 01/12 é o mais esperado do ano por todos nós e por muitos de vocês, não é mesmo?

Afinal de contas é nessa data, todos os anos, que podemos abrir as portas do nosso restaurante para o tão delicioso e tradicional rodízio de caranguejos do Ópera de Bambu.

 

 

Caranguejo não pode o ano inteiro?

A resposta é NÃO!

Somente entre 01/12 e 15/03 é permitido o consumo, captura e comércio de caranguejo aqui no Paraná. Antes dessa data as atividades predatórias são consideradas como crime ambiental e podem levar a multas de até R$ 1.000,o0 por animal apreendido. Sem contar na detenção de 6 a meses a 1 ano.

Esse período é chamado de defeso e acontece anualmente com o objetivo de preservar a espécie, assegurando a ela a possibilidade de reprodução natural.  Além disso esse “resguardo” é também uma forma de valorizar o potencial turístico do litoral do estado do PR, já que o caranguejo-uçá é um dos atrativos gastronômicos mais importantes da nossa região.

São crustáceos que fazem parte da nossa cadeia alimentar: eles oxigenam os mangues e, além disso, garantem nutrientes para o solo ao fazerem suas tocas. OU seja: os caranguejos são fundamentais para o nosso ecossistema, para a nossa natureza, para o nosso futuro.

E, para quem não sabe, entre 01/12 e 15/03 (quando a pesca é permitida) ainda assim existem regras que são seguidas rigorosamente pelos pescadores que capturam os caranguejos para o Ópera de Bambu: não é permitida a captura de fêmeas, nem de machos com menos de 7 cm de carapaça.

Ou seja: vamos aguardar!

Afinal de contas dia 01/12/2022 promete e nós vamos te esperar por aqui, com muito carinho, sabor e – é claro – centenas de dúzias desse alimento do mar que a  gente TANTO ama.

 

 

 

 

Compartilhe
Blog

Artigos relacionados

Faça sua reserva

Participe do evento Polenta e Gaita 12/05